 |
DICA DA NUTRICIONISTA GEÓRGIA BACHI
Vantagens do Whey Protein
A proteína do soro do leite, mundialmente conhecida como Whey Protein é um dos principais grupos de proteína encontrados no leite bovino. Quando o leite é transformado em queijo, o soro é filtrado e separado, tornando assim, um produto com baixo teor de lactose e gordura, resultando em uma proteína de altíssima qualidade.
Suas principais vantagens são:
• Proteína completa: Possui boas quantidades de todos os aminoácidos que o corpo necessita diariamente;
• Rico em BCAA: Aminoácidos de cadeia ramificada. Importantes para restaurar, reparar e reconstruir rapidamente os tecidos musculares;
• Rápida digestão: É a proteína mais facilmente digerida e absorvida pelo corpo humano. Ultrapassando assim as demais fontes proteicas que estamos acostumados a utilizar, como: gado, frango, peixe, soja e ovos;
• Reforça o sistema imunológico: a Whey Protein aumentará a proteção das células, tornando o organismo mais competente e eficaz no combate às infecções.
Quem pode utilizar a Whey Protein:
Qualquer pessoa pode se beneficiar dessa fonte proteica. Apenas a quantidade e frenquencia de uso que deverá ser analisada conforme as necessidades individuais de cada indivíduo. Pessoas fisicamente ativas, por exemplo, necessitam de um aporte maior de proteínas dia, logo, irão consumir com maior frequência, assim como, em maiores doses. Por outro lado, pessoas que não praticam atividade física, mas possuem o objetivo de emagrecer e trazer uma alimentação saudável para sua dieta atual, poderão utilizar a Whey Protein como opção de lanches. Para crianças pode ser utilizado como substituto dos famosos achocolatados, na mesma proporção; também é indicado para idosos, já que a idade avançada é um dos principais causadores de perda de massa muscular, com o uso do Whey Protein podemos manter o tecido muscular saudável e agregar proteínas de fácil consumo e digestão para o organismo.
Modo de consumo:
A forma mais comercializada do Whey Protein é em pó, que poderá ser acrescentado em inúmeras receitas; entretanto, sua forma mais habitual de consumo é em shakes (batidas). Nesse caso, a melhor opção é consumi-lo com água, pois essa forma, além de conter valor calórico reduzido, aumenta sua velocidade de absorção, é ideal para ser consumido no desjejum ou no pré e pós-treino. Como exceção para pessoas que não se adaptem ao seu gosto, ou mesmo se a ideia não é consumi-lo como rápida absorção e sim em lanches de horários variados, poderá ser utilizado leite desnatado ou extrato solúvel de soja zero, por exemplo, acrescido de um carboidrato complexo como a aveia.
|